quarta-feira, 16 de março de 2011

A tragédia no Japão: UM FATO GERADOR DE VÁRIOS TEMAS


Fonte: Blog Palavra de Mulher
Bandeira do Japão estilizada, em formato de lágrima.


Uma tragédia da dimensão da que ocorreu no Japão, além de nos deixar um tanto desarvorados, nos leva a uma série de reflexões. A partir delas, é possível desenvolver temas de redação. Diante da angústia e da incerteza, ler e escrever sobre o que está acontecendo são recursos para que nos mantenhamos bem informados.
Um tema para dissertação ou editorial é: “O futuro da energia nuclear no mundo a partir do desastre da Usina de Fukushima”. Para saber mais sobre isso, pesquise no Google que encontrará vários artigos que lhe servirão de coletânea. Outro tema relacionado: “Os riscos da energia nuclear compensam as vantagens que ela traz?”.
Se você preferir desenvolver uma narrativa, vamos a alguns temas: “Escreva uma narrativa em que o narrador-personagem, um brasileiro que foi passar um período estudando no Japão, conta o seu desespero após o terremoto, o tsunami e os vazamentos de material radiativo na Usina de Fukushima.” Mais uma narrativa: O narrador-personagem, um jovem japonês, relata a perda de referência após a tragédia: de espaço, por ter perdido a sua casa e a escola em que estudava, e não saber situá-las em meio aos escombros; de afeto, por ter perdido vários amigos, parentes, professores e a namorada.
Uma crônica que analise a tênue linha que separa uma situação favorável, como a condição do Japão de terceiro país mais desenvolvido do mundo, de uma completamente desfavorável, que mostra pessoas ilhadas, com fome, sem rumo e incertas quanto ao futuro.
E, para terminar, um poema que faça uma incursão poética nessa realidade tão difícil dos últimos dias. Pense nisso: todo tema pode gerar poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário